HÁ ALGO NOVO NO AR
O PSOL e o PSTU, aliados a diversos Movimentos Sociais, Sindicais, Ambientais e outros grupos políticos, vêm a público comunicar à população de Natal e à imprensa potiguar que chegaram a um acordo programático e estarão juntos em uma Frente para as eleições municipais deste ano em Natal. Os partidos, coletivos e movimentos sociais aliados convidaram o professor Robério Paulino, da UFRN, filiado ao PSOL, para ser o pré-candidato a prefeito, que aceitou o convite, enquanto o PSTU indicará nos próximos dias o pré-candidato a vice-prefeito. A Frente Ampla de Esquerda apresenta aqui seus primeiros nomes e suas primeiras ideias à cidade e à imprensa.
Robério Paulino é economista formado pela Universidade de São Paulo – USP, onde também concluiu seu doutorado em História Econômica Geral, tendo estudado em detalhe as estratégias através das quais os países desenvolvidos se tornaram ricos de fato e a formação econômica do Brasil, para contribuir na formulação de políticas de aceleração do desenvolvimento para nosso país e para o Nordeste brasileiro. Atualmente é professor concursado do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, após ter lecionado Economia em grandes universidades paulistas. É autor do livro Socialismo no século XX: o que deu errado? e de capítulos de livros, além de coordenar projetos de pesquisa e extensão. Viveu por quase 30 anos em São Paulo, mas é de família potiguar, tendo estudado na antiga ETFRN (depois CEFET, hoje IFRN), de onde saiu muito jovem para trabalhar na área de pesquisa espacial em São José dos Campos. Logo ao chegar a São Paulo, no entanto, deparou-se com as primeiras grandes lutas de rua contra a ditadura militar, na segunda metade de 1970, tendo nelas rapidamente se engajado. Mesmo sendo muito jovem, abraçou a causa socialista e popular, pelo que foi perseguido, preso algumas vezes e teve sua carreira profissional e acadêmica na área de engenharia interrompida. Apesar disso, nunca desistiu de sua luta por um mundo justo, humano e democrático. Após fim da ditadura voltou aos estudos, agora em Economia. Participou ativamente de todas as grandes lutas da sociedade brasileira, como as Diretas Já, a Constituinte de 1988, o Fora Collor, entre outros. Há alguns anos, retonou a Natal, terra de sua infância, com muitos sonhos de transformação na cabeça, o que o levou a estudar com intensidade os problemas e possíveis soluções para Natal. Apesar de seu retorno ser recente, em poucos anos conseguiu o respeito de muitos, por sua sólida formação e experiência política, mas principalmente por seu temperamento atencioso, paciente e respeitoso para com todos. É intolerante apenas com a miséria, com a injustiça, com a corrupção, com a hipocrisia de nossas elites.
Uma forte chapa de pré-candidatos a vereador
Mas a Frente Ampla de Esquerda não vem forte apenas na chapa de majoritários. Chega com uma competitiva lista de pré-candidatos proporcionais com chances reais de eleição. Nesta lista de pré-candidatos a vereador estão diversos lutadores sociais bem conhecidos da população natalense.
Sandro Pimentel, que já foi candidato a governador e prefeito entre 2006 e 2010, é uma grande liderança estadual e nacional dos trabalhadores das universidades públicas e terá o massivo apoio de sua categoria. É dirigente nacional e presidente estadual do PSOL/RN. Também foi dirigente comunitário na Zona Norte de Natal. É graduado em Gestão Pública pela UFRN e Especialista em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho. No momento cursa o Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais, também na UFRN.
Amanda Gurgel, outra gigante e pré-candidata a vereadora, é professora da rede pública e destacou-se por sua apaixonada defesa dos interesses dos professores e da educação pública. Sua participação na última greve da categoria a tornou conhecida em todo o país, com vídeos que foram acessados por milhões de pessoas na Internet, pelo que recebeu convites para participar de inúmeros programas de rádio e TV, nos quais defendeu com veemência a causa da educação pública. É uma das organizadoras da campanha que visa destinar 10% do PIB do país para a educação.
Santino Arruda, outro nome que compõe a lista de pré-candidatos a vereador da Frente Ampla de Esquerda, é liderança dos trabalhadores da administração indireta do estado e reconhecido em todo o meio sindical por sua defesa ardente do serviço público de boa qualidade para a população.
Muitos nos perguntam por que não existe uma frente nossa com o Partido dos Trabalhadores, o PT. Nossa resposta é simples. Respeitamos esse partido e muitos honestos lutadores sociais que nele continuam, mas constatamos com tristeza, e todos podem comprovar, que o PT se integrou ao sistema partidocrático tradicional e hoje governa o capitalismo brasileiro sem qualquer questionamento, tendo abandonado a perspectiva socialista há muito. Mesmo fazendo algumas mudanças sociais para os mais pobres, mantém até mesmo os pilares da política neoliberal e integrou-se à lógica do mercado, do consumo como possível forma de inclusão, contingenciando verbas para o serviço público, como nos governos anteriores. Bastaria um simples exame para comprovar o que dizemos aqui. No Rio Grande do Norte, aliou-se a tradicionais e conservadoras famílias nos governos, o que o impediu de crescer e o tornou apenas uma sombra dessas oligarquias, ou seja, hoje não tem mais qualquer força para romper as velhas estruturas de poder local, de chegar aos governos e fazer qualquer transformação social real. Nossa perspectiva é outra; é quebrar essas velhas estruturas de poder e afastar do comando do Estado essas oligarquias que mantêm nosso povo no atraso e na ignorância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário