sábado, 12 de novembro de 2011

PIMENTEL RELATA E COORDENA MESA EM SEMINÁRIO DA CONAES

O Seminário Nacional da CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior ocorreu nos dias 10 e 11/11/2011, em Brasilia/DF.

O Painel 1: Avaliação Institucional - desafios e perspectivas, que aconteceu no dia 10/11, foi coordenado e relatado por Sandro Pimentel que representa todos (as) técnico-administrativos das universidades brasileiras. Nesse painel, atuou como expositora a Profª Denise Leal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como debatedor o Profº Wagner Andriola, da Universidade Federal do Ceará. O destaque nesse painel ficou por conta da qualidade do ensino público e as relações entre educação pública versos capital.

Já no segundo dia (11/11), Pimentel foi convidado para a composição da mesa que relatou os quatro painéis do seminário que contou com a participação aproximada de 300 professores, especilistas e técnico-administrativos de diversas organizações de ensino superior públicas e privadas do Brasil e exterior. Nesse painel, Sandro relatou o painél que coordenou, parabenizou a coragem e ousadia da CONAES, na pessoa do seu presidente, o professor Sérgio Franco em abrir debate de suma importância para a sociedade e enfatizou que é avaliando que se planeja, é sendo criticado que se aprimora os processos. Pimentel também não perdeu a oportunidade e criticou: "Lamento que diante de tantos avanços no mundo trabalho, as universidades que formam as melhores cabeças do país ainda sejam são atrasadas em sua concepção. É um retrocesso o técnico-administrativo não poder ser reitor, de igual modo, é atrasada e antidemocrática a legislação em vigor que garante ao professor um peso de 70% na escolha do dirigente, enquanto que ao técnico e ao estudante o peso do voto é de apenas 15% cada um, absurso".
Na sequência Sandro mencionou: "esse absurdo precisa ser revisto, as universidades precisam sair do século XIX e acompanhar o desenvolvimento dos processos democráticos. Nos conselhos universitários é do mesmo jeito, a imensa maioria é de professor, é como se ao professor fosse dado o privilégio de pensar e ao técnico apenas fazer".

Ao final do evento Pimentel foi procurado por uma professora de Goías que pegou seu contato, ela afirmou que vai convidar-lhe para um evento no início do próximo ano.

Um comentário:

  1. Parabéns Sandro pelo desempenho em suas atividades.
    Você é o nosso orgulho potiguar. Onde atua faz a diferença.
    Sempre defendendo nossa universidade pública.

    ResponderExcluir