segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RACISMO AMBIENTAL EM SAGI/RN

Por Luciano Falcão - Advogado Popular e militante do PSOL

No final de 2010, recebi ligação de Paulo, morador da Praia de Sagi que muito agitado relatou o grave problema pelo qual vem passando a comunidade, bem como, do ato público que seria realizado. De acordo com Paulo, a Comunidade Indígena de Sagi/Trabanda, última praia do litoral sul do RN pertencente ao Muncípio de Baía Formosa, é vitima há pelo menos dois meses, do crime ambiental praticado sob ordens direta do Prefeito JOSE NIVALDO DE ARAÚJO MELO.

Com a interdição do lixão de Baía Formosa/RN, a solução encontrada pelo Prefeito fora deslocar todo lixo produzido pela sede do Município e despejá-lo na Comunidade de Sagi. Segundo moradores, tal conduta vem sendo praticada há dois meses, o que foi responsável por quadruplicar a população de moscas varejeiras pela Comunidade.

Para se almoçar em qualquer dos dois excelentes restaurantes da praia é preciso estar bem fisicamente, porque a luta contra o “moscaréu” é grande. Em 2006, quando foi criada a Associação dos Moradores e Amigos da Praia de Sagi, AMA SAGI, a primeira grande ação da associação fora para retirar o lixo, que era aglomerado ao lado do único colégio. O problema não foi resolvido, mas apenas remediado.

O chefe do Poder Executivo Municipal ao invés de ajudar na busca pela solução do problema do lixo, procurou se livrar dos dejetos, principalmente porque a Prefeitura promoveu o festival gastronômico de Baía Formosa. Vale ressaltar que o Prefeito é dono de uma das maiores pousadas de Baía Formosa e que o evento promoveu,indiretamente, o seu empreendimento. Mas quem ficará com a sujeira?

Fotos: Luciano Falcão. Observe que moradores exibem lixo hospitalar. Até o urubu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário