sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PREFEITO FAZ EXONERAÇÕES EM MASSA, MAS NÃO INCLUI SEU PRÓPRIO NOME

Por Sandro Pimentel
Há bem poucos dias havia feito um artigo que chamava atenção para a situação de irresponsabilidade administrativa que vive Ceará-Mirim. De tanto caminhar em marcha ré, a gestão do delegado Peixoto caiu de vez num grande abismo.

A atitude do prefeito de Ceará-Mirim em fazer exonerações em massa de todos os secretários, inclusive sua esposa e demais outros cargos de direção e assessoramento, à primeira vista parece uma decisão de quem quer começar a administrar, isso é louvável, mas me parece tarde demais. Depois de patrocinar um dos mais descarados balcões de negócios na prefeitura para acomodar promessas políticas, agora decide exonerá-los para tentar enganar mais uma vez o povo de Ceará-Mirim, como se isso fosse a "solução da lavoura", mas se esquece que o problema é de gestão e ele foi preparado para ser delegado, não gestor.

Na Gestão por Competências ou Gestão do Conhecimento, o trabalho principal do gestor é identificar as competências organizacionais, desdobrá-las em competências profissionais e desenvolvê-las junto aos trabalhadores, mas não é isso que ocorre em Ceará-Mirim, aqui a palavra de ordem tem sido ampliar o número de apadrinhados à pendurar nas tetas da prefeitura, com pequenas exceções. Esse é o preço de uma eleição, tanto é que bastou passar o momento eleitoral, logo vem o choro dos privilegiados e indignação, por exemplo, dos permissionários do mercado da carne/peixe que não sabem para onde vão após interdição por ordem judicial, sem falar que a cidade está tomada por lixo e os prédios públicos sem energia elétrica, parece filme de terror. Bem que esses permissionários poderiam instalar suas banquinhas dentro da prefeitura, pelo menos seria uma forma do prefeito estar mais próximo do problema, quem sabe não lembraria de resolver?

Por falar em lembrar, o que o delegado não esqueceu de jeito nenhum foi de dar prosseguimento à iniciativa de construir um presídio na cidade, isso ele não esqueceu de jeito nenhum, mas por qual motivo foram presas diversas caçambas que transportam o lixo da cidade? Isso parece que nem o prefeito sabe, será?

A atitude do prefeito em exonerar seus comissionados mereceria aplausos calorosos se ele tivesse incluído seu próprio nome na lista, adicionado de no mínimo, um pedido de desculpas à nossa população, essa seria uma atitude honrosa, mas não foi isso que ocorreu, infelizmente, pelo menos até agora. Talvez essa fosse uma atitude muito mais honrosa do que esperar para ver o povo nas ruas pedindo seu impeachment ou a justiça decretando sua cassação. Prefeito, não subestime o sentimento do povo.

Conversando com diversas pessoas da minha cidade, todos foram unânimes em afirmar que os apadrinhados do prefeito nem saíram chateados, mesmo porque não demorarão em voltar, além do que muitos desses conseguiram a proeza de em pouco tempo, fazer tantas economias a ponto de comprar fazendas, lindas casas, apartamentos, muito gado e por ai vai....Enquanto uns ficam ricos, o povo padece de tudo.

Prefeito, cadê a banda de música do município? Até isso!!! Bom, que vossa excelência tem pavor a artistas e a cultura local, isso nem precisa dizer, basta ver que nossos artistas locais estão com o pires na mão, tendo que procurar outro local para se apresentar porque aqui, nem água. Ora, se as bandas que tocaram o verão no início do ano ainda nem receberam o valor do contrato!!! Será que é porque o delegado está aguardando acender velinha de aniversário para a dívida?

Bom, diante dessa situação de irresponsabilidade social, política e administrativa o que será que o povo ainda está esperando? Conclamamos a todas as pessoas que amam nosso município, independentemente de partidos políticos ou ideologias, a nos unirmos numa grande corrente em defesa de Ceará-Mirim. Ninguém merece tanto descaso.

Nesse sentido, proponho realizarmos a caminhada da vassoura, precisamos varrer as calçadas da prefeitura num gesto de limpeza da incompetência do prefeito e imediatamente ganharmos às ruas pedindo a cassação do mandato do prefeito. Uma coisa tenho certeza, algo precisa ser feito imediatamente, do contrário, poderá ser tarde demais, isso me faz lembrar a sabedoria de Vladimir Maiakóvski quando dizia: "Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada".

Não deixemos para fazer amanhã, o que podemos fazer agora.

4 comentários:

  1. É lamentável que Ceará-Mirim continue sofrendo com administrações arbitrárias e descomprometidas com o povo dessa cidade que tem pessoas muito especiais, dentre elas toda sua família Sandro. Também urge que a comunidade tome uma posição afinal o prefeito é pago pela sociedade. Vamos exercer nossa cidadania que vai além de apenas votar.

    ResponderExcluir
  2. O Sr. foi simplesmente o porta voz dos moradores daqui de nossa cidade. Falou tudo o que está engasgado na garganta de muita gente. Mas, o grande problema daqui é que as pessoas aparentam já estarem tão acostumadas com essa situação, devido ao também péssimo governo antecessor, que parece não mais ligar...É mesmo lamentável que Ceará-Mirim tenha chegado a esse ponto!

    ResponderExcluir
  3. É, a coisa tá preta mesmo aqui em Ceará-Mirim, parece terra sem lei. Também, a gente elege cada merda.
    Severino do Nascimento

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente com vc....é só marcar o dia e a hora que te garanto que toda minha familia estara junto com vc para dar o apoiu que ceara mirim esta merecendo..

    monica medeiro

    ResponderExcluir