quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"A UFRN É MAIOR DO QUE O REUNI"

Foto: Nominuto.com

Por Sandro Pimentel
O SINTEST/RN realizou, na manhã de hoje (21), no auditório da Biblioteca Central, o primeiro debate entre as candidatas à reitoria da UFRN. O mediador foi o jornalista Diógenes Dantas, do nominuto.com que conduziu o debate com muito brilhantismo e profissionalismo.

Logo nas considerações iniciais com o tempo de 5 minutos para cada candidata, ficou evidenciado o perfil distinto das duas candidatas. Enquanto a Professora Ângela se prendeu a priorizar a exposição dos números do REUNI, a Professora Arlete se preocupou em falar que a UFRN é uma só e que o REUNI não pode e nem deve dividir a instituição em duas partes. Arlete falou: "A UFRN é maior do que o REUNI".

A candidata da Chapa 1 (Arlete) demonstrou amplo preparo e conhecimento sobre todas as questões que envolvem a nossa instituição, inclusive reafirmou seu compromisso com a eleição para os gestores dos HU's e com a carga horária de 30 horas semanais para todos os servidores contemplados na legislação atual. Ela disse: "não sei porque se desde 2007 a legislação contempla a carga horária de 30h semanais, os servidores ainda não têm esse direito praticado, sequer foi discutido".

Quando questionada sobre os aposentados, a candidata Arlete falou que eles precisam ser tratados com humanização e respeito pelo que fizeram na instituição, mas que são desprezados atualmente.

Enfim, nossa candidata que tem o apoio da grande maioria dos diretores do SINTEST/RN deu um "banho" no debate. Por todo o momento a candidata Ângela ficou na defensiva, graças a postura firme e incontestável da professora Arlete, prova disso é que por duas vezes a candidata da situação concluiu a fala sem utilizar todo o tempo destinado às respostas.

Por várias vezes, a professora Arlete foi interrompida por palmas calorosas que vinham espontaneamente da platéia. Ao final, Arlete se emocionou pela possibilidade de dirigir uma instituição tão complexa e que por isso precisa de uma gestão democrática. Arlete falou: "Na verdade, precisamos é redemocratizar a UFRN e isso será feito em nossa gestão", concluiu.

A foto abaixo mostra parte dos inúmeros dirigentes do SINTEST/RN que votam na professora Arlete - Chapa 1.

2 comentários:

  1. Estive presente por todo o debate e realmente fiquei perplexa com o preparo que a professora Arlete demonstrou. Parabéns à chapa 1, é nela que voto.

    Jane Suely

    ResponderExcluir
  2. A professora Arlete deu show de competência inclusive para a área de saúde. Reafirmou publicamente seu compromisso de que as gestões (direções)dos hospitais universitários se darão de forma democrática. Resgatando a democracia no seio da UFRN e na área da saúde que é tão esquecida.
    Vânia Machado-HUOL

    ResponderExcluir