segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A EMOCIONANTE CARTA DE UMA MÉDICA

Excelentíssimo Senhor Deputado Relator do PL 2203/2011
Ronaldo Nogueira demais Deputados e Senadores a quem possa chegar esta mensagem

Senhor deputado:

Sou médica, obstetra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formada há 33 anos e no apogeu de toda uma carreira de conhecimento técnico, científico e humanístico adquiridos dentro desta Universidade.

Como Jesus Cristo, que foi crucificado aos 33 anos, estou hoje aqui, após 33 anos de formada a ser crucificada por ter escolhido ser médica de uma Universidade Federal, lugar conquistado com muito esforço, com entrada por concurso público após realizar 4 provas sendo 01 oral e 03 práticas

Passei pela ditadura onde o discurso da aula da saudade não pode ser lido, sem a prévia autorização do reitor, participei da reforma sanitária, consegui votar no presidente Tancredo Neves, enveredamos por uma constituição que se inicia com a seguinte frase “Nós representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático...”, e em 1988 a Constituição apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípio democrático no país, onde a democracia ainda não esta consolidada para todos. No bojo da Constituição ganhamos o SUS. A maior política de inclusão social para um país de 190 milhões de habitantes. A figura do paciente indigente desaparecia.

Senhor legislador, faço parte de toda esta história que me orgulho de ter ajudado a construir e que nela tem uma representante de peso a Presidente Dilma Rousseff, é só olharmos sua ficha técnica. Não fugiu a luta.

Ser médica de uma Instituição Federal, por escolha, opção e determinação me confere o direito de pedir ao nobre representante, que foi escolhido através do voto popular e que representa a nossa voz no legislativo, a reflexão sobre o Projeto de Lei que esfacela o salário do médico das universidades.

Médico este, que sacrifica seu sono, sua vida, sua família em prol do acolher, cuidar, ensinar nas universidades, formar profissionais para o sistema, salvar vidas, muitas vezes sem tempo de cuidar da própria saúde e usando medicamentos para poder conseguir dar conta do seu árduo trabalho. Nós trabalhamos para 80% da população brasileira usuária do SUS e que não podem ir ao Hospital famoso das capitais do Brasil.

Não é possível que os senhores parlamentares que tem toda a facilidade de uma consulta, de realizar exames e procedimentos, não entendam que o SUS precisa ser valorizado e isto passa por profissionais satisfeitos com o seu salário. Muitas categorias de funcionários públicos que temos no Brasil, tem um salário várias vezes maior que o do Médico e não estamos vendo mudança para diminuir tais salários. Hoje, vocês tem nas mãos a capacidade de derrubar este Projeto de Lei. Mostrem que representam a voz de quem escolheu vocês, para tão importante função.
Atenciosamente,
Maria da Guia de Medeiros Garcia CRM 1212
Natal, 24 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário