segunda-feira, 30 de maio de 2011

FERRAMENTAS DE MARKETING: A DECOLAGEM PARA O SUCESSO

Por Sandro Pimentel *

Vivemos tempos novos e imaginamos que sejam duradouros no SINTEST/RN, se compararmos às gestões anterior. O fato é que a cada gestão que temos participado, notamos o avanço na consciência dos nossos dirigentes e funcionários. No passado, todo investimento na comunicação que tivesse foco no marketing da organização era encarado como mais um gasto, ou seja, para alguns era apenas uma forma de jogar dinheiro fora.

O desafio estava posto: Se render a essa visão arcaica ou elevar o nível dos dirigentes no processo de formação e informação sobre a importância de elevarmos a marca da organização, de modo a ficar mais conhecida e com destaque na categoria e entre a sociedade? Para respondermos a essa pergunta, decidimos apostar na participação dos dirigentes em cursos e seminários específicos, mesmo os que não são ligados diretamente ao setor de comunicação do sindicato, de igual modo, reforçamos o aperfeiçoamento do aprendizado dialético da única profissional que tínhamos até então.

Os resultados não demoraram a ser notados. O setor de comunicação que conta com dois dirigentes que trabalham profissionalmente nessa área, despertou mais ainda para a importância do marketing na vida de qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.

Vale ressaltar que esse despertar nos levou em pouco tempo a iniciarmos um programa de rádio e se inserir na sociedade por meio de ferramentas com o cartão afinidade que além de beneficiar diretamente nosso cliente, o sindicalizado, também leva nossa marca a diversos estabelecimentos comerciais e por ser um cartão familiar, nosso sindicato começou a chegar com muito mais presença junto aos dependentes desses servidores.

Na ânsia de aprimorar nosso marketing, novas ideias continuaram surgindo, a exemplo do SINTEST – Sindicato Cidadão que nos proporcionou estar presente em novos setores da sociedade, a exemplo de centenas de alunos do ensino médio através de duas escolas estaduais que adotamos como parceiras. Essa parceria que tem via dupla nos conduziu a dialogar com esses estudantes e apresentar o que é um sindicato, quais nossos objetivos, de modo a minimizar a estigma da grande imprensa que os sindicatos são apenas organizações corporativas e que seus dirigentes são nada mais que trabalhadores leigos, sujos ou baderneiros.

Conquista não menos importante, ocorreu em março do corrente ano quando inauguramos a primeira TV na Web entre todos os sindicatos do RN, inclusive, nem mesmo a totalidade da atual direção acreditava que o projeto poderia dar certo, mas o fato é que tem sido destaque não somente no RN, mas em várias bases da categoria dos técnico-administrativos espalhadas pelo Brasil.

Obviamente a mudança de cultura e paradigmas arraigados na sociedade ao longo de séculos, não se mudam em curto prazo, muito pelo contrário, mas é preciso dar o ponta pé inicial e é isso mesmo que o SINTEST/RN está fazendo, ou seja, plantando e regando hoje para colher boa safra no futuro, embora já começamos a colher os primeiros frutos a partir da nossa identidade em outros setores importantes da sociedade.

De igual modo, vale registrar que a partir da nossa marca mais massificada externamente, nossos dirigentes e funcionários notoriamente têm se sentido mais orgulhosos por trabalhar no SINTEST/RN, como consequência, tem crescido nossa autoestima, o que culmina na ampliação da qualidade de vida de cada um de nós.

Diante desse contexto, as diversas ferramentas de marketing que o SINTEST/RN tem adotado, vêm contribuindo e muito para a decolagem do sucesso a curto, médio e longo prazo.

(*) Especialista em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e Membro do Conselho Editorial do SINTEST/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário