Sandro Pimentel (PSol) - A mercantilização da cultura vem avançando vertiginosamente nos últimos anos com o modelo neoliberalista. Só para citar um exemplo, é comum ouvirmos músicas abordando de forma explícita e vulgar a sexualidade, especialmente no tocante ao sexo feminino.
Aqui no RN o orçamento em Difusão Cultural em todo o período de 2009 foi de apenas 9 milhões de reais, enquanto que o setor propagandista abocanhou mais de 22 milhões, isso mostra o que é prioridade no atual governo. O PSOL propõe Um Novo Caminho para o RN e, para tanto, elaborará, com participação ativa da Sociedade Civil Organizada, um amplo Programa de Cultura para o Estado, partindo do pressuposto que a cultura é um dos principais alicerces para a minimização da violência tão crescente no RN e deve ser vista como processo de crescimento e de autonomia de um povo, além de contribuir com a formação do indivíduo.
Nossos artistas estão abandonados e sem palco. Nossa cultura está morrendo rapidamente, praticamente só restam às quadrilhas juninas e com mais raridade as rodas de capoeira, mesmo assim, sem incentivo do governo.
Nosso plano abordará obrigatoriamente as dimensões simbólicas, cidadã e econômica. Vamos tratar a cultura como fonte de oportunidades de geração de ocupações produtivas e de renda. Não permitiremos que nossos artistas continuem com o “pires na mão”, mendigando para mostrar seu potencial artístico, para tanto, vamos dobrar o orçamento para a cultura e esse montante será retirado do orçamento atualmente destinado às propagandas institucionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário