terça-feira, 28 de setembro de 2010

PERGUNTA E RESPOSTAS POLÊMICAS - PARTE 2

Conforme compromisso assumido, seguem mais perguntas e respostas polêmicas que os outros candidatos evitam ou não querem falar.

Na sequência, publicaremos a parte 3, de modo que totalizará 22 perguntas e respostas polêmicas. Confira...

7. O senhor é a favor ou contra a criação de mecanismos de regulação governamental da imprensa?
Acho que a imprensa é um meio importantíssimo de transmissão, não somente de noticiários, mas também um espaço que deveria servir para politizar a população, com programas educativos, infelizmente isso não ocorre na maioria da imprensa, especialmente a televisão.
Num país dito democrático, é importante saber que rádio e TV é concessão pública e não propriedade privada de quem quer que seja, mas no Brasil é propriedade de políticos, infelizmente. Nesse sentido, o estado precisa atuar na regulação, não na censura, a imprensa tem que ser LIVRE, mas livre inclusive para o acesso da população.
O estado deveria determinar que parte da programação de rádios e TV’s fosse direcionada a programas educativos, é essa a regulação que falo e que defendo, não a intervenção do estado, ou seja, regulamentações de interesse da sociedade e mais, as rádios comunitárias precisam ser ampliadas e cumprir seu papel social.

8. O senhor é a favor ou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Também por princípios religiosos, jamais casaria com uma pessoa do mesmo sexo, mas não tenho qualquer tipo de preconceito ou discriminação com quem define por opção sexual divergente da minha opção. Essa é uma questão muito pessoal e opino que o estado, em questões como essa, realize plebiscitos nacionais. O que não pode é as pessoas que tem opção sexual diferenciadas serem tratadas com discriminação ou marginalizadas, muito pelo contrário, devem ser respeitadas e aceitas pela sociedade. O fato é que concordando ou não, existem diversas relações homoafetivas que são diferentes da instituição do casamento e muitas dessas pessoas conseguem viver bem, com amor e às vezes casamentos de heterossexuais não são bem sucedidos.

9. O senhor é a favor ou contra a adoção de crianças por casais do mesmo sexo?
Infelizmente, muitas crianças não têm um lar aconchegante que lhe garanta uma perspectiva de futuro. No caso de casais do mesmo sexo que tenham condições de garantir uma vida digna a uma criança, não vejo qualquer objeção em relação à doação por esses casais, o mais importante é que a criança não fique jogada nas ruas num intenso processo de marginalização.

10. O senhor é a favor ou contra a reativação da Telebrás para atuação como gestora do Plano Nacional de Banda Larga?
Não sou daqueles que acreditam que o setor público é totalmente ineficiente e que, portanto, é necessária a privatização. O sistema de telecomunicação deve ser encarado como estratégico em qualquer estado de direito, portanto deve sim estar sob o controle do estado, nesse sentido a responsabilidade pela gestão do plano nacional de banda larga deve ser de responsabilidade da Telebrás, mesmo sendo esse de economia mista.

11. O senhor é a favor ou contra a pena de morte?
Sou favorável à aplicação de penas duras para quem pratica assassinato, estupro, sequestro e ladrões do erário público. Para esses o rigor da lei, mas para todos com igualdade e não apenas para pobre. Pelo mesmo princípio inicial, sou favorável à vida e em minha opinião NADA justifica a pena de morte, mesmo porque se esse método resolvesse, não existiria violência nos países que já praticam a pena de morte, muito pelo contrário, são países bem mais violentos. Estatísticas mostram que muitos inocentes são mortos, sendo inclusive de maioria negra e pobre. Sou contra a pena de morte em qualquer circunstância.

12. O senhor é a favor ou contra a prisão perpétua?
De igual modo sou contrário porque o estado não pode e nem deve ficar custeando um preso eternamente. São necessárias políticas que visem a ressocialização dos presos brasileiros de baixa e média periculosidade. Defendo o rigor da lei, sem a prisão perpétua.

13. O senhor é a favor ou contra o regime de partilha da produção na Lei do Petróleo?
Sou favorável desde que o petróleo e o gás sejam explorados pela Petrobrás, mesmo sabendo que essa empresa não é 100% estatal, o que deveria ser. Regime de partilha para exploração das nossas riquezas naturais para serem exploradas por empresas privadas nacionais ou estrangeiras sou contrário.

14. O senhor é a favor ou contra o sistema de cotas em universidades para egressos de escolas públicas?
Sou favorável às cotas sociais como essa que visa minimizar as desigualdades em relação aos que estudam em escolas privadas e os que vêm das escolas públicas. Para esse tipo de cota sou favorável para garantir que os egressos de escolas públicas tenham chances equânimes, mas isso deve ser tratado como medida paliativa em curto prazo, pois o ideal é que a escola pública fundamental e média alcance o mesmo patamar de qualidade que se tem atualmente a escola privada, nesse caso, não haveria necessidade de cota.

Próxima publicação, falaremos sobre:
- Cotas em universidades para minorias étnicas.
- Células tronco embrionárias para pesquisas genéticas.
- Lei da ficha limpa para este pleito de 2010.
- Criação de um fundo para distribuição entre os partidos.
- Proibição do fumo em todos os locais públicos fechados.
- Ortotanásia.
- Ato Médico.
- Maioridade penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário