sábado, 28 de agosto de 2010

TRANSFORMANDO ÓLEO DE COZINHA EM BIODÍESEL E GERANDO RENDA

Poucas pessoas sabem, mas é possível transformar óleo de cozinha em biodíesel, poupando a natureza de receber esses resíduos altamente poluentes e gerando emprego e renda para desempregados. Cabe salientar que a gordura saturada que hoje é despejada na rede de esgoto é uma das mais graves fontes de poluição dos rios e lagoas, uma vez que a presença de gordura na água reduz drasticamente os níveis de oxigênio da mesma. Além disso, por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a água, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. As máquinas disponíveis no mercado atualmente teriam capacidade de processar biodiesel com base na gordura saturada das principais cidades do RN.

Nesse contexto, vamos criar a Usina Pública de Biodiesel, direcionando os recursos dessa empresa para gerar sustentabilidade em toda a cadeia de reciclagem de resíduos do estado. A reciclagem da gordura saturada (óleo de fritura) para a produção de biodiesel tem condições de gerar recursos capazes de dinamizar o conjunto da cadeia. O serviço consistirá em coletas especiais, dirigida inicialmente a bares, restaurantes populares, grandes restaurantes e hospitais. O governo buscará parcerias com as prefeituras de modo que através de caminhões movidos a biodiesel, seja feita essa coleta, levando o resíduo até a Usina, onde se encontrará a Máquina Processadora que transformará essa gordura em biodiesel.

Cada litro de biodiesel produzido pela Usina é adquirido pela indústria a um valor de mercado atual de R$ 3,00/l que a depender de estudos de demanda, trata-se de uma atividade altamente rentável do ponto de vista financeiro, sem falar da importância que o assunto requer no tocante a minimização da poluição ambiental.

Um comentário:

  1. Valeu mano, isso mesmo temos que investir na sustentabilidade do nosso planeta, só assim as gerações futuras tem só que nos agradecer.
    Solange

    ResponderExcluir